terça-feira, 3 de dezembro de 2013

a sorte dá muito trabalho...

3.12.13

Recebo muitos emails a dizer que tenho sorte de poder fazer o que eu gosto... e tenho. Mas na realidade não foi uma opção. Enquanto muitas pessoas são corajosas e dão o salto, eu fui literalmente empurrada para fora do barco... A sorte, é que eu sei nadar... De costas, bruços e até um pouco de natação sincronizada...

Logo aí o termo sorte não se aplica.

Mais, tal como diz o ditado, a sorte não cai no colo. Nunca acreditei que caísse, mas sim que colhemos o que semeamos. E quando colhemos, seja o que for de bom que nasce do trabalho, temos ainda de atender os clientes, ser simpáticas ara os clientes, ser simpáticas a fazer as cobranças, ter sempre um sorriso e dizer sim, sim, tem razão... E eu tenho 24 anos de prática de escrever cartas, emails, faxes, atender telefones mal educados, fazer orçamentos e contas e continhas... Ainda assim, tive de aprender a fazer compras noutro ramo, pensar à frente, no que vai vender na próxima estacão, no que as pessoas gostam, em como compram, no que as motiva... E quando vem alguém que quer algo diferente, tenho de sair à rua, procurar, mandar mais emails, telefonar, fazer mais orçamentos, e contas de cabeça... 
E depois, tenho de picar clientes novas, aguçar a curiosidade de quem espreita, dar a cara, sorrir mais uma vez... Ah, e claro, tenho de me sentar à maquina de costura e costurar, depois de ter desenhado o molde, cortado o tecido, e depois passar a ferro, e olhar mais uma vez a ver se está mais que perfeito.... 
E falta a embalagem, a etiqueta com o nome, sim, sou eu que faço tudo... E atender novamente o telefone e responder a mais um email... E dar valor. Um valor que nunca me deram, por 24 anos de ser uma espécie de secretaria que fazia toda esta parte burocrática e penso para os meus milhares de botões, bolas, que sorte tenho que a Zelia tem sempre a cabeça a no lugar (NOT)...

Porque à noite, quando me sento no sofá para descansar... Respondo a mais emails e ok, lá digo mais umas parvoíces para dar um ar da minha graça....

E é mesmo uma sorte, de facto... Mas não cai do céu... Dá trabalho... E se ninguém comprar, a sorte acabou-se, e aí ficamos no sofá a ver algum programa estúpido tipo o programa da tarde...

E temos sorte, que ha muitas pessoas que não se fiam nela, na sorte... E que  vão à luta... 

E por isso, vou ser se falo nalgumas dessas, e hoje este íman da foto é da Sónia Sapinho... Porque eu também  compro coisas... E gosto e escolher bem...

Para que outras pessoas tenham "sorte"!



5 comentários:

  1. ;) obrigada por "me" escolheres! Bom trabalho, que é como quem diz: boa sorte.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem!
    Eu repito-me à anos; a nossa sorte somos nós que a fazemos!
    Carmen Velosa

    ResponderEliminar
  3. ... um dia destes, vou-te oferecer um presente ;)

    ResponderEliminar
  4. Belo texto. Eu não te conheço pessoalmente nem tão pouco a "tua história" (a da tua vida, até porque não tem que ser de outra forma) e garanto-te que deste lado a tua cabeça parece bem assente no lugar e neste momento, no lugar certo! Ou seria muito difícil fazer tudo o que fazes e tão bem. Acredito e sei que às vezes pareça que vai explodir com tanta coisa que tem que se pensar e pensar à frente nem todos conseguem. Eu por exemplo ainda te estou a "dever" um mimo... Continua assim que eu vou continuar aqui. Um grande beijinho Zélia

    ResponderEliminar